Artes Visuais

Duração do Curso: 6 semestres
Modalidade: LICENCIATURA
Período:  NOTURNO
100% PRESENCIAL
Coordenação: Profa. Ms. Rita de Cássia Della Rocca

O CURSO LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

A criatividade e o pensamento em rede são fundamentais na atualidade. Em um mundo dinâmico de constantes transformações, perceber as relações além de suas superfícies o transforma em um ser com a competência de fazer a diferença.

O curso de artes visuais da UNIMESP-FIG, por meio de aulas teóricas e práticas em arte e educação têm por objetivo formar profissionais de visão ampla, ética e profunda desse novo cidadão imerso nas novas redes de comunicação e expressão humanas. Com professores qualificados e atuantes nas áreas da educação formal e não formal e artistas profissionais o curso instiga o aluno a se edificar como um profissional autônomo, criativo, crítico, reflexivo e principalmente um agente de transformação no grupo em que estiver inserido seja no campo educacional e/ou artístico.

O profissional

O curso de Artes Visuais (Licenciatura) forma professores com habilitação plena capazes de ensinar, conhecer, produzir, criticar e pesquisar arte. Propicia o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentadas na relação entre teoria e prática nos campos da educação e expressão em arte. Tem por meta a formação de um profissional capaz de elaborar, organizar e aplicar os conteúdos aprendidos de forma criativa, humanística, e flexível com postura ética e cidadã nas áreas de educação formal pública e privada, no ensino fundamental e médio e não formal, como museus, galerias, ONGs, fundações e instituições culturais. Igualmente proporciona embasamento técnico, criativo e expressivo para que o discente desenvolva um trabalho artístico pessoal.

Infraestrutura

O Curso de Artes Visuais – Licenciatura possui além de salas para o desenvolvimento das disciplinas teóricas, salas-oficinas que propiciam um melhor desenvolvimento dos trabalhos práticos, expressivos/criativos, como laboratório de fotografia, gravura, pintura e desenho, escultura e cerâmica e informática. Além dos espaços culturais Auditório Baeta Neves, Auditório Guimarães Rosa e o espaço expositivo Galeria Issami Kishi.

Avaliação

A avaliação dos alunos de Artes Visuais – Licenciatura, abrange instrumentos diversificados e pauta-se em indicadores que reflitam a participação do aluno nas atividades regulares do curso, o seu empenho e desempenho nas diferentes formas metodológicas aplicadas pelos professores.
Em termos de períodos e notas o curso segue o calendário comum da Instituição.

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA

Conheça o Corpo Docente do curso