BIOLOGIA

Bacharelado - 4 anos

Licenciatura Plena - 3 anos

Nada é mais importante do que a vida - A Biologia estuda os seres vivos em vários níveis e suas relações procurando elucidar os mecanismos que mantém a vida. O Curso de Ciências Biológicas da FIG Unimesp funciona desde 1994, nas habilitações Bacharelado e Licenciatura. É um curso com viés generalista, fornecendo ao futuro Biólogo uma visão ampla das Ciências Biológicas. Este deverá sempre consagrar respeito à vida, em todas as suas formas e manifestações e à qualidade do meio ambiente.

Durante a formação, são trabalhados temas biológicos e também das ciências exatas, da terra e humanas, considerando a evolução como um ponto de integração. Na Licenciatura há enfoque nos conteúdos da Educação Básica, para a formação de professores em nível superior, como Psicologia, Didática e Prática de Ensino. No Bacharelado há disciplinas aplicadas, como Botânica Econômica, Análise e Gestão Ambiental, Biogeografia e Biologia Molecular, as quais consideram uma visão direcionada da Biologia para a pesquisa ou outras atividades que vão além da docência. Os profissionais deverão ter conhecimento dos conteúdos específicos e integradores da sua formação e saber refletir a respeito da sua própria prática profissional, tendo meios de colaborar com a preservação da biodiversidade bem como atuar em projetos de pesquisa na área de saúde e da educação.

Com elevado conceito na sociedade para a qual oferece seus préstimos, o Bacharel em Ciências Biológicas pode trabalhar em Institutos de Pesquisa, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, indústrias, hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, unidades de conservação, empresas de turismo ecológico, assessorias de imprensa especializadas, herbários, biotérios, criadouros, estações de cultivo ou como profissional autônomo. Desenvolve estudos, elabora projetos ou pesquisa científica básica aplicada à Biologia e nas áreas relacionadas com a preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente. O Licenciado atua fundamentalmente em escolas do ensino fundamental e médio das redes pública e privada, junto às disciplinas de Ciências e de Biologia. Tanto o Licenciado quanto o Bacharel podem ministrar aulas no Ensino Superior, desde que tenham cursado pós-graduação na área.

Matriz Curricular