CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO

Tecnólogo – 3 anos

Coordenação: Profº Ary Baddini Tavares (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

A vida e a saúde são muito importantes e merecem muita atenção - O tecnólogo em Segurança no Trabalho é quase um anjo da guarda profissional nos ambientes de trabalho. Suas tarefas são amplas e ilimitadas como é ilimitado seu objetivo e para isso planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de preservação da segurança dentro do local de trabalho e, também, no deslocamento do trabalhador. Faz acompanhamento, vistoria e perícia nos locais e nos métodos produtivos, assessorando tanto a administração da empresa como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma exigência legal de garantia e autogestão pelos trabalhadores.

Conhecendo, em sua formação, tanto as tecnologias como a legislação e as questões de saúde, estará pronto para liderança e ação ética em relação aos seus companheiros. Agirá na motivação e no convencimento, preparando e participando de eventos e simulações de situações de risco da segurança do pessoal.

Não faltará emprego para esse tecnólogo. A exigência legal impõe a constante necessidade de assistência, por parte da empresa, aos trabalhadores. O desenvolvimento tecnológico também é fator de aumento do mercado de trabalho, em razão da complexidade dos métodos atuais de produção. O próprio processo produtivo, no interesse corporativo, deve ser defendido de eventuais interrupções por acidentes. Isso assegura a empregabilidade da profissão, tanto no mercado formal de trabalho, onde existe permanente demanda, ou ainda operar como prestador de serviço autônomo ou montar empresa de assessoria na área.

 

Matriz Curricular