1965 – Fundação da SOGE (Sociedade Guarulhense de Educação), entidade mantenedora da FIG–Unimesp (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo) e do CIG (Colégio Integrado de Guarulhos), no dia 16 de agosto.

1968 – Inauguração da Faculdade de Direito no bairro Ponte Grande, localizada no prédio onde funcionava o Colégio Santa Catarina.

O curso de Direito foi o primeiro na cidade de Guarulhos e já formou mais de 25.000 bacharéis ao longo desses quarenta anos, entre eles advogados, juízes, desembargadores, delegados etc.

1971 – A Faculdade de Direito transferiu-se para a Vila Rosália, atual sede. Nesta época, o corpo docente da instituição já era composto de professores famosos, como o ex-governador André Franco Montoro, doutor Paulo José da Costa, doutor e mantenedor Adolfo de Vasconcellos Noronha, professor Ary Baddini Tavares e professor doutor José Eduardo de Carvalho Pinto.

Neste ano também foram autorizados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Educação Física (licenciatura), sendo que, este último, ainda permaneceu junto ao Colégio Santa Catarina até 1973, quando se mudou para a Vila Rosália.

1972 – A Faculdade de Educação Física se estabeleceu tendo à frente o professor José Benedito Felippo Bernardes.


1986 a 1987 – Foram criados os primeiros cursos de pós-graduação da FIG–Unimesp, na área de Direito.

1993 – Foram autorizados os cursos de Matemática, Educação Artística e Letras.

1994 – Autorização do curso de Ciências Biológicas.

1995 a 2003 – O curso de Educação Física foi cinco vezes vice-campeão da Interafe, uma das competições entre as faculdades de Educação Física do Estado de São Paulo.

1997 a 1998 – Foram criados os cursos de pós-graduação de Educação Física.

1998 – MUSEU JURÍDICO, DES. DIRCEU DE MELLO

1998 a 2012 – O curso de Educação Física foi dez vezes campeão brasileiro em Ginástica Olímpica e nove vezes campeão estadual universitário.

1999 – No dia 11 de agosto, foi inaugurado o Núcleo Externo de Prática Jurídica e Escritório de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito, contando com a presença do patrono André Franco Montoro, o diretor geral da FIG–Unimesp, diretores mantenedores, professores, alunos, personalidades da área jurídica e políticos.

1999 - JUIZADO ESPECIAL CÍVEL - Convênio com o Tribunal de Justiça

2002 – Foram autorizados os cursos de História, Geografia, Educação Física (bacharelado) e Pedagogia, este último um dos mais conceituados do país.

2003 – O curso de Administração sempre participou de atividades empreendedoras em parceria com diversas instituições. Neste ano, o projeto “Capacitar para Inovar” proporcionou a Prefeitura de Guarulhos receber o Prêmio “Governador Mário Covas” entregue pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo).

Este projeto, desenvolvido pela FIG–Unimesp em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, promoveu o crescimento econômico da região por meio da habilitação dos microempresários, do aumento da possibilidade de maior inserção dos empreendedores no mercado e, consequentemente, na redução da mortalidade das pequenas empresas, contribuindo para a geração de emprego e renda.

2005 – Foram autorizados os cursos de Sistemas de Informação e o tecnólogo de Gestão Ambiental.

 2005 – Criação do Centro Metropolitano de São Paulo da Fig Unimesp.

 2006 – O curso de Pedagogia obteve a primeira colocação no estado de São Paulo e a segunda colocação no Brasil no exame nacional do Enade. 

2007 – Teve início a primeira turma de pós-graduação na área de docência.

2008 – Foram autorizados os cursos tecnólogos de Design Gráfico, Design de Interiores, Recursos Humanos, Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Logística.

2009 – Início dos primeiros cursos de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis.

2010 - Unidade avançada de atendimento Judiciário - UAAJ - Convênio com o Tribunal de Justiça.

2011 – Estreia da primeira turma de pós-graduação do curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

2014 - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC - Convênio com o Tribunal de Justiça.